Pela primeira vez nestes Playoffs da NBA de 2023 , o Los Angeles Lakers perdeu o jogo 1 e saiu atrás na série.
O placar final de 132 a 126 entre Lakers e Nuggets reflete um desempate competitivo entre os dois times. No entanto, foi definitivamente uma história de dois tempos, já que o Nuggets foi o único time a fazer alguma coisa consistentemente nos dois primeiros quartos para assumir uma vantagem de 72-54 no intervalo.
Essa liderança foi inflada por um desempenho recorde de Nikola Jokic, enquanto ele continua a construir um desempenho individual nos playoffs que, novamente, faz com que o mundo da NBA reconsidere a recente votação de MVP. O Lakers, infelizmente, desperdiçou um desempenho impressionante de Anthony Davis que foi ofuscado pelo de Jokic. AD terminou com 40 pontos, 10 rebotes, 3 roubos de bola e 2 bloqueios.
Jokic ainda foi um terror no segundo tempo, porém, não tanto no primeiro tempo. Um ajuste feito pelo técnico Darvin Ham pode ajudar muito nesta quinta-feira.
Cada série de playoffs tem tantos ajustes de jogo para jogo. Veremos ajustes não apenas do Lakers no Jogo 2, mas também do Nuggets. Isso se deve ao fato de que o Lakers já pode ter oferecido seu contra-ataque ao nocaute que o Nuggets lhes entregou no primeiro tempo da maneira que estava defendendo Jokic.
O Lakers encarregou Rui Hachimura de ficar em Jokic, que esperava que os passes chegassem a ele, com Anthony Davis vagando no lado fraco para impedir qualquer passe que Jokic faria depois de tentar ultrapassar Hachimura.
Funcionou bem o suficiente para o ataque do Lakers se recuperar no jogo, perdendo por 3 pontos com a posse de bola a 54,2 segundos restantes do jogo – apesar de estar perdendo por 20 faltando 2:16 para o fim do terceiro quarto.
A desvantagem disso é que o Lakers pode ter feito esse ajuste cedo demais, permitindo que o Nuggets tivesse o vislumbre pronto para descobrir como eles podem combatê-lo se o fizessem novamente. Essa preocupação pode incomodar especialmente qualquer torcedor do Lakers no jogo 2, quando você considera as citações muito otimistas do técnico do Nuggets, Mike Malone, e do atacante Michael Porter Jr. , ao falar sobre aquele ajuste específico que o Lakers fez.
Para aumentar essa preocupação, fora de Davis e Hachimura, o Lakers realmente não tem muitas outras opções para marcar Jokic 1 contra 1 já que Mo Bamba ainda está fors. LeBron James poderia funcionar em teoria, no entanto, tenho certeza que ele e a equipe gostariam que ele marcasse o melhor pivô do basquete o mínimo possível.
Existem muitos outros fstores nessa história que tanto o Lakers quanto o Nuggets adorariam resolver no Jogo 2. Será que D’Angelo Russell marcará o suficiente para permanecer em quadra de forma consistente enquanto tem desvantagem na defesa? Além disso, o Lakers precisa descobrir diferentes coberturas de pick-and-roll para não apenas manter Jokic afastado, mas também Jamal Murray, que fez 31 pontos na terça-feira.
Veremos quem vence essa batalha a partir das 21:30 (horário de Brasília) na ESPN e Star +.
Notas e atualizações
- O Lakers ficará sem Mo Bamba (dor no tornozelo esquerdo), enquanto LeBron James (dor no pé direito) e Anthony Davis (lesão por estresse no pé direito) são listados como prováveis.
- O Nuggets não divulgou seu relatório de lesões no momento desta publicação. Jamal Murray (doença não COVID) pode ser listado como questionável como foi no jogo 1. já que ele está lidando com uma infecção no ouvido. No entanto, mesmo que esteja, não deixe que essa designação faça você pensar que ele pode não jogar no Jogo 2 depois de seu ótimo desempenho no Jogo 1.